Luxemburgo – o último Grão Ducado do Mundo

Luxemburgo é um pequeno país da Europa, vizinho da França, Bélgica e Alemanha.

E por quê vale a pena visitar?

Porque é o último Grão-ducado do mundo. E talvez você se pergunte: e o que é um Grão Ducado? Resposta simples: é um país, que ao invés de um presidente eleito, tem um grão-duque que o governa, e a sucessão passa de geração em geração. É quase como um “pequeno rei”. E sim, este título vem da nobreza.

A título de curiosidade os títulos de nobreza são:

  • 1 Imperador (César, Cáiser, Czar)
  • 2 Rei
  • 3 Regente
  • 4 Príncipe imperial
  • 5 Príncipe real
  • 6 Grão-príncipe
  • 7 Príncipe
  • 8 Infante
  • 9 Arquiduque
  • 10 Grão-duque (aqui está ele)
  • 11 Duque
  • 12 Conde-duque
    13 Marquês
  • 14 Conde
  • 15 Conde-barão
  • 16 Visconde
  • 17 Barão
  • 18 Baronete
  • 19 Cavaleiro
  • 20 Escudeiro

Bom, voltando ao assunto: Por que vale visitar Luxemburgo?

Slide31

Porque é um país pequeno, que você será muito bem atendido, e verá paisagens cinematográficas.

Aliás, os luxemburgueses falam “normalmente” 4 línguas: O Francês, Alemão, Luxemburguês e Inglês. Então se você fala qualquer destes idiomas eles te atenderão muito bem.

A cidade de Luxemburgo é bem pequena (a capital que é quase o país todo) já que eles tem apenas 2.586 km². O que dá menos da metade do Distrito Federal que abriga Brasília, a capital do Brasil. (5.802 km²).

Mesmo assim, vale muito a visita.

E creio que em dois dias ou em um stopover na Europa você consegue conhecer.

(Para saber o que é e como fazer um stopover clique aqui)

Como se locomover.

Como se locomover em Luxemburgo. Há basicamente duas formas.

A primeira é a pé. Se o sol está lindo lá fora, não muito quente nem muito frio, a recomendação é caminhar pelas ruas, em especial próximo a parte antiga da cidade.

Slide12Slide26

 

Você consegue aproveitar os monumentos e chega fácil a vários lugares.

Slide21

AgasalhoLembre-se de sempre levar um agasalho! Em Luxemburgo o tempo muda muito rápido, sai o sol entra neve, depois chove, tudo no mesmo dia!

O lugar é muito charmoso, você se sentirá como um personagem de filmes medievais em que há belas paisagens e grandes castelos feitos a beira de penhascos. Com vistas de tirar o fôlego. Inclusive eles dizem ter a “varanda mais bonita da Europa”. Que daqui a pouco a gente mostra.

Agora se o tempo virar de uma hora para outra e começar a nevar, a sugestão é usar o serviço do ônibus de turismo.

Slide17

A compra do bilhete te dá várias opções. nós compramos o bilhete do dia inteiro, já que iríamos ficar apenas dois dias. O uso do bilhete deste tipo vale por 24 horas e começa a contar a partir do ingresso no ônibus. Então se você embarcar as 16:00, vale até as 16:00 horas do dia seguinte.

Na parte de cima do ônibus é descoberta então se você quiser curtir a neve, pode ficar nela enquanto se desloca.

Slide18

Mas se a ideia é se aquecer a parte debaixo do ônibus é mais indicada, pois tem aquecedor. Neste mesmo ônibus há um áudio em qualquer das 4 línguas para você ouvir enquanto ele se desloca.

Se você optou pelo ônibus uma dica é fazer o percurso inteiro, e só depois saltar e subir nos pontos de interesse. Não demora muito o percurso dentro do ônibus, algo em torno de uma hora e meia. Depois de decidido onde você quer conhecer aí espere a segunda vez e salte na parada do lugar escolhido. você pode descer e subir quantas vezes quiser.

Inclusive no guichê que fica perto do monumento da “Golden Lady” nós, brasileiros, fomos atendidos em português, por um indiano em Luxemburgo! Eita mundo globalizado.

Ah, você pode também alugar um carro em Luxemburgo, não é a opção mais econômica, mas é possível também. Afinal de contas estamos em um Grão Ducado. E deve ser uma boa experiência também.

Slide14

 

Lugares para visitar em Luxemburgo.

Agora que você já sabe como se locomover vamos listar alguns lugares para visitar. Vocês vão ver que não é exagero dizer que esse país parece um conto de fadas medieval.

1- a Praça Central

Como lugares para visitar a praça central onde fica o centro histórico tem de estar presente. Aliás sugiro que seja o ponto de partida.

Desta praça saem os ônibus tanto o transporte público como o Turístico.

Slide2

Nele ficam:

2- O monumento da “Golden Lady” traduzindo (dama dourada)

Golden Lady
1aviagem.com

É um monumento feito em homenagem aos soldados que morreram durante a primeira e segunda guerra mundial.

E quem é a Dama dourada? Ela é “Rainha da Liberdade” que representa a liberdade do Grão Ducado depois das guerras.

Ela está em um pedestal de 21 metros. E por isso pode ser vista de quase qualquer lugar servindo de um ótimo ponto de referência.

Na base do monumento da Golden Lady temos duas figuras que representam os soldados e os civis da guerra e este texto:

(tradução livre).

IMG_20190413_191832072_HDR.jpg

 

Tenho orgulho de nossos voluntários que têm o exemplo de seus superiores da última guerra que se uniram aos Exércitos Aliados para defender com eles a causa de nossa pequena pátria. Curvo-me às vítimas e heróis da pátria e ao luto de suas famílias.
Seu sangue não terá sido derramado em vão. Eles afirmaram pela morte que acima das divisões de partido, classe e confissão existe uma realidade e um ideal comum a todos nós, A pátria luxemburguesa. Grã-duquesa Charlotte 16 de abril de 1945“.

3- O mirante da praça central.

Nele é possível ver quase toda a parte “baixa da cidade” (Lembra dos castelos nos penhascos, essa é a primeira parte).

Slide1 Slide16Slide15

4- Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo.

Caso você não saiba ainda a Notre-Dame Francesa está em reforma, ela pegou fogo. Uma boa alternativa que dá para visitar é a Notre-Dame Luxemburguesa.

Slide5Slide6

É interessante observar os detalhes, há anjos, dragões, vitrais, um órgão bem antigo, o que deixa o conto de fadas ainda mais bonito. E você ainda pode se aquecer dentro dela. Mas lembre-se de não fazer barulho, e não usar flash nas fotos pois há um culto acontecendo e isso pode tirar a atenção de quem está presente. Aprecie, mas lembre-se você está em um lugar sagrado que merece respeito.

Slide28

5- Ponte Adolphe

A ponte Adolphe é uma ponte que acabou virando cartão postal da cidade. Ela liga a Cidade Alta ao Plateau Bourbon, e tem aproximadamente 50 metros de altura.

Durante muito tempo foi considerada a maior ponte sob arcos de pedra do mundo. Mas ela já tem mais de um século então provavelmente já foi ultrapassada por outras pontes.

IMG_1810.JPG

6- O Museu de arte moderna de Luxemburgo chamado de: MUDAM

Uma coisa que não falta em Luxemburgo são centros culturais e neste caso se o seu foco é cultura, sugerimos dar uma paradinha no MUDAM mas leva tempo para conhecer ele bem, porque o lugar é bem grande e tem muitas exposições.

Slide3.JPG

7- Palácio Grão-ducal

O Palácio Grão Ducal é onde mora o Grão duque. E por razões de segurança pode estar fechado, abre apenas no verão para visitas. na foto é o da direita que tem estas torres mais pontiagudas. Infelizmente estava fechado para visitas quando estivemos por lá.

Granducado.jpg

8- Chemin de la Corniche (A varanda mais bonita da Europa)

Meu Deus, este definitivamente é o melhor lugar do país, é aqui que está a varanda mais bonita da Europa. Vale você perder uma tarde lá. E nós ainda tivemos um efeito extra! Fomos surpreendidos pela neve! Então ficamos em um conto de fadas medieval com neve! Eu adorei a experiência, mas neve é neve né?! é Gelado e tem que ter um certo cuidado ao caminhar.

Slide1.JPG Slide2

E lá há um mirante também.

Slide25 Slide23.JPG Slide24

Depois de acordar do sonho é hora de procurar algum lugar quente para se abrigar. Aliás até a máquina começou a congelar Mas trouxe ainda boas fotos né?!.

Para nos aquecermos fomos para uma área de restaurantes que em frente havia uma feira de artesanato.

Slide30.JPG

Também vale a visita se você quiser trazer um souvenir.

9- Neumünster Abbey Esse lugar de nome diferente tem história.

Ele foi construído pela primeira vez no século VIII, e se tornou o primeiro centro do grão ducado conhecido. A cidade se desenvolveu. Mas em 1542 ele foi destruído, porém reconstruído por monges que colocaram o nome de Neumünster.

Porém em 1684 o centro pegou fogo e foi reconstruído em 1688.

Durante a revolução francesa ele serviu de prisão. Quando terminou a segunda guerra mundial ele começou a servir como uma estação policial. E em 2004 se tornou um centro cultural aberto ao público que possui uma coleção particular de esculturas de vários artistas. Esta exposição é permanente.

Hoje é chamado de: Centre Culturel de Rencontre Abbaye de Neumunster (CCRN)

E ele é o edifício maior que aparece na foto da varanda mais bonita do mundo.

Slide24

E por fim é hora de dizer Adeus, fazer as malas e seguir viagem.

Para isso vamos ao nosso décimo ponto.

10- A Estação Central de Trem: ou Gare Centrale, ou Mobilitéitszentral

É uma estação que busca a interconectividade. Tem WiFi grátis, é aquecida e bem aconchegante.

Slide7.JPG Slide8.JPG Slide9.JPG

Aliás, aviso aos viajantes, não há sinal sonoro sobre a partida de um trem, cabe a você estar na plataforma certa e na hora certa. Eles contam que as pessoas sejam pontuais para que os trens saiam pontualmente.

Em nosso caso tivemos uma surpresa extra. o Trem foi cancelado e apenas apareceu no painel uma linha cortando o horário. Talvez algum problema com a neve, não sei o que aconteceu.

Slide10.JPG

Então voltamos ao guichê e pedimos o dinheiro de volta, e a atendente nos devolveu o dinheiro, sem a menor cerimônia. Depois compramos novamente outro ticket de trem para Bruxelas em outro horário. E ela nos vendeu novamente. Isso me chamou a atenção porque em momento algum ela tentou argumentar nada, embarreirar, pedir contra prova de que o trem havia sido cancelado. Valeu apenas a nossa palavra e o bilhete, claro. Desde a visita ao Canadá não sentia essa sensação, de que a sua palavra é que tem o poder e não documentos. Quem sabe possamos chegar a esse nível aqui no Brasil?

Bom, pegamos o outro trem e fomos para Bruxelas, e vou ficando por aqui com imagens do trem que pegamos.

Slide29.JPG

Se você gostou se inscreve no blog que você estará apoiando de forma gratuita esse blog. E receberá um aviso em cada post novo, e é uma forma de apoio importante para esse escritor. Basta apertar o botão vermelho “seguir”, no canto da tela por o e-mail e confirmar no e-mail que você é uma pessoa.

Um grande abraço e até o próximo post! Você pode continuar visitando nosso mundo aí embaixo.

[wd_map]

 

Dicas

Rômulo Lucena Visualizar tudo →

Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.

Deixe aqui seu comentário

Descubra mais sobre 1aviagem.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by ExactMetrics