Pilanesberg Park – um safári fotográfico e as lições dos animais – África do Sul

Olá pessoal, este post será um misto de dicas e de comportamento animal aprendidos durante minha primeira viagem para a África do Sul.

Dicas sobre o Kruger Park

A maioria das pessoas que pensam em ir à África do Sul, ou que já foram até lá pensam em fazer um Safári fotográfico (game drive). O que é sim uma boa ideia. Ver os animais em seus habitats naturais, correndo pela selva, com o ar puro da savana e a interação entre os animais é uma atividade turística e bem divertida. Melhor ainda quando se consegue encontrar os 5 grandes ( Big five). Sim, chega a ser um desafio, pois os animais não estão trancados em jaulas, estão soltos e podem ou não ser encontrados. 

É por isso que para ir ao Kruger Park as recomendações são de ficar mais de um dia. Afinal, são mais de 20.000 km² de reserva florestal. E o parque se estende até a borda com Moçambique.

Isso quer dizer que para este tipo de passeio você vai precisar de grana e tempo. Afinal estamos falando do Kruger Park. O maior e mais famoso parque de vida selvagem da África do Sul.

Saindo do Brasil, a maioria dos voos vai para a cidade de Joanesburgo que fica a cerca de  400 km do Kruger Park. O que acaba por te obrigar ou a fazer mais um voo até um dos aeroportos de pequeno porte instalados dentro do parque. Como: Hendrik Van Eck; Hoedspruit Airport; Mala Mala Airport; Sukuza Airport; ou o Aeroporto Kruger Mpumalanga. 

Ufa, são tantos aeroportos que dá até para se confundir. Obviamente que se você for por uma empresa que te vendeu um pacote turístico incluindo o Kruger Park, provavelmente eles irão te orientar sobre qual o aeroporto você irá descer para chegar lá.

Outras opções são os  shuttles oferecidos por alguns hotéis mais luxuosos, ou mesmo empresas de ônibus que fornecem tais serviços.

O problema é que ainda assim, nós estamos falando de 400 km de distância na rota mais curta. Isso provavelmente elimina um “bate e volta de Joanesburgo para o Kruger Park.

E quando se está em viagem mais econômica tempo e dinheiro são itens escassos. E aí como resolver? Vou ficar sem um Safári Fotográfico? (Game Reserve) Não vou conhecer os Big 5?

Calma, nem tudo está perdido!

 

Dicas sobre o Pilanesberg Park

Mapa Park

E se eu te disser que encontrei uma solução mais barata e mais próxima de Joanesburgo em que é possível sim fazer um bate e volta em até 1 dia?

Sim, eu falo do Pilanesberg National Park.

Ele fica a cerca de 200 km de Joanesburgo (Já é metade de km e do tempo também). E é possível ir e voltar no mesmo dia. Você já economiza tempo e dinheiro.

Ele é uma reserva natural menor, bem menor se comparado ao Kruger Park, com apenas 550 km². 

O que por um lado te favorece. Se o seu objetivo é ver os animais na selva, em seu habitat natural e fazer um Safári para encontrar os Big 5. Uma área menor acaba por concentrar mais animais por km² o que facilita muito encontrá-los.

O Pilanesberg é ideal para quem tem pouco tempo em Joanesburgo, gostaria de ver os Big 5 e fazer o  safári em 1 dia.

O vídeo a seguir é um exemplo do que você pode encontrar neste safári.

De fato o Pilanesberg Park é um parque completo que te permite viver uma experiência única e que você deve pensar se for fazer uma viagem mais econômica e corrida.

Mas, claro que se você tiver tempo e puder ir ao Kruger Park, ele é ainda o melhor parque para ir. Além de uma infraestrutura maior e hotéis mais luxuosos ao redor.

Mas Afinal quem são os "Big five" Ou o que é o Big 5 game?

A expressão “Big five” foi cunhada pelos caçadores e se referia aos cinco animais selvagens mais difíceis de serem caçados pelo ser humano a pé.

Felizmente a história de safári para caça mudou. Até porque dificilmente alguém vai caçar a pé. E os rifles foram trocados por câmeras fotográficas. Hoje temos a exploração de um turismo mais sustentável, que é melhor para todos do que o uso de armas. 

E os Big 5 são:

1- Elefante:

É o maior mamífero terrestre. Pesando de 4 a 6 toneladas e medindo mais de 3 metros de altura e 5,5 a 6,5 metros de comprimento. Tem uma força que lhe permite levantar até 10 toneladas. Possui duas presas de marfim que servem para derrubar árvores, para defesa e também para ataque.

Elefante

Elefantes vivem em manadas e para mim deveriam ser considerados os verdadeiros reis da selva! O respeito dos demais animais a eles e a sua convivência pacífica (em especial com as girafas)  é um bom exemplo de liderança que podemos ver. Além disso mostram que sua grande força é geralmente usada para criar novos ambientes para a família, abrir caminhos e até mesmo criar pontes derrubando árvores e rochas. Um verdadeiro líder.

2- Rinoceronte:

Outro grande mamífero que pesa de 2 a 3 toneladas. e tem de 3,5 a 4 metros. Possui dois chifres no nariz e infelizmente está ameaçado de extinção. Sua reprodução é devagar, cerca de 1 filhote a cada dois anos. e praticamente todo seu corpo é usado na medicina.

 

Os rinocerontes se deslocam pouco ao longo de sua vida. suas pegadas parecem troncos de árvores. É interessante que normalmente as fêmeas são amigáveis com outras fêmeas e roçam os seus narizes em sinal de amizade. Já os machos são muito territorialistas e ao invés de demonstrarem amizade empurram outro macho que entre em seu território. Mesmo assim, eles não costumam travar uma batalha entre a vida e a morte. Na verdade eles apenas ficam se empurrando até que um deles canse e vá embora. Os rinocerontes procuram por um lugar que tenha, sombra, água fresca e comida. E não podemos dizer que estão errados né?!

3- Búfalo: pesa de 500 a 600 kg e tem a altura de um ser humano de 1,60 a 1,80 metros. Seus chifres e sua fronte são extremamente duros.

Búfalo
Búfalo

Os Búfalos nos ensinam o verdadeiro significado da expressão cabeça a cabeça! Eles costumam brigar pela hierarquia do grupo. E ficam batendo cabeça até que um deles desista ou morra no processo. Assim aprendemos que ser cabeça-dura pode não ser uma boa ideia. E que não vale a pena lutar por hierarquia, isso só vai causar uma baita dor de cabeça! Deixe a liderança vir naturalmente.

4- Leão

Chamado de o rei dos animais! Pesa de 150 a 250 kg e mede até 1,20 de altura. Não se tem uma certeza do porquê  ele carrega este título. Uns acreditam que é pela sua força, outros pela sua juba que parece uma coroa. Outros pela sua elegância. E outros ainda porque antes ele era conhecido como o devorador de homens. A verdade é que diferente dos animais anteriores apresentados até agora o leão realmente comia os seres humanos. Mas isso por ser carnívoro, e provavelmente ser deixado sem outras opções mais “saborosas”, e não por ser temperamental e valente o tempo todo.

 

Leão
leão

A verdade é que o leão é bem mais ágil e se move sem fazer muito barulho, e por isso era mais difícil de ser caçado que os animais anteriores desta lista, além de ser o segundo maior felino, perdendo em tamanho apenas para o tigre.

Como pudemos ver no vídeo, mesmo os reis tem seus momentos de preguiça e lazer. Na verdade os leões tem hábitos noturnos e passam o dia numa sonolência daquelas! Sabe quando você acorda e fica sem café? Pois é. Este é o leão durante o dia! E dentre as lições do rei dos animais podemos tirar  o fato de não se sentirem ameaçados pelos demais animais e nem se importarem muito com quem está a sua volta. Afinal nem só de valentia e força vive um rei, mas também de saber se impor e saber se esconder. Claro, se você estiver na presença de um leão é melhor não vacilar e não parecer uma presa fácil, senão, sabe como é né?! Um lanchinho sempre cai bem.

 

5- Leopardo.

Pesando entre 40 a 90 kg e medindo apenas 0,90 cm sob as 4 patas ou 1,60 cm se sentado ele é o menor dos animais desta lista. 

Este sabe como se esconder, não encontrei nenhum durante o Reserve Game. Essa foto é do Bibake Uppal. O leopardo se parece muito com a onça pintada que temos no Brasil. Talvez sejam parentes, não sei ao certo.

E provavelmente essa seja a melhor lição do leopardo, se você não quer ser encontrado por alguém saiba se esconder.

 

E estes foram os big 5 considerados os animais mais difíceis de serem caçados por um ser humano “a pé”. Todos eles são selvagens e matariam um ser humano facilmente. Os 3 maiores são herbívoros, e só atacariam caso se sentissem ameaçados. os outros 2 são carnívoros. Infelizmente hoje em dia todos eles estão ameaçados de extinção pelo homem. Afinal de contas não caçamos mais do jeito antigo. Usamos tecnologias bem mais avançadas, como carros, armas de fogo, armadilhas, quem sabe até raio laisers ou sabres de luz?

Bom, agora você já sabe quem são os big 5. Vou encerrando por aqui. Em outra oportunidade falo sobre os demais animais, como hipopótamos, zebras e girafas!

Se você gostou apoie este blog se inscrevendo no botão vermelho ali do lado. Ou leia mais clicando no mundo aí embaixo.

👇😎👉

[wd_map]

História

Rômulo Lucena Visualizar tudo →

Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.

1 comentário Deixe um comentário

Deixe aqui seu comentário

Descubra mais sobre 1aviagem.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by ExactMetrics