Niagara Falls vs Foz do Iguaçu qual é a melhor cachoeira?

Olá pessoal e hoje vamos falar sobre cachoeira! E duas das grandes.

Qual é a melhor: Niagara Falls ou Foz do Iguaçu? E qual é a maior dentre elas?

Antes de começarmos gostaria de deixar claro que este é um comparativo feito com os dados oficiais que eu encontrar. E o segundo quesito é a percepção geral do lugar como turista. (Aí vai a minha opinião mesmo!)

Por ter visitado as duas resolvi matar a curiosidade e pesquisar sobre elas vamos ao comparativo?

1- Visual

Acho que este é o primeiro aspecto que se deve levar em consideração.

E aqui o páreo é duro! Tanto Niágara quanto Iguaçu tem suas belezas e um visual espetacular. Qualquer das duas que você for visitar terá uma bela impressão visual e uma ótima experiência.

Pontos: 1 Foz do Iguaçu x 1 Niágara Falls.

2- Volume de água (Vazão)

Aqui o ponto vai para as cataratas do Niágara com uma vazão média de 2.400 m³/s sendo superior ao volume de Foz do Iguaçu com 1.756 m³/s de volume médio.

Aqui vale lembrar que não está sendo considerado o volume variável durante o ano. Pois considerando a vazão das chuvas As cataratas do Iguaçu podem chegar até três vezes a sua vazão (5.268 m³/s ). Sendo que o pico histórico ocorreu em 1983 (um ótimo ano por sinal) chegando a absurdos 35.000 m³/s. Ao passo que as cataratas do Niágara conseguem dobrar a vazão em épocas de cheia (4.800 m³/s) . Ou seja as duas cataratas podem ficar alternando a vazão de água durante o ano. Assim, ora uma fica mais volumosa que a outra e ora a outra fica com mais vazão que a uma.

Mas por considerarmos a vazão média, sem considerar os picos ou as temporadas de chuva. Até porque turista gosta mesmo é de ver as cataratas durante o dia e com sol e não na chuva, Niágara leva o ponto.

Outro fator importante para definir este ponto é que está sendo considerado apenas a parte principal das cataratas, e não toda a bacia hidrográfica. E por quê isso é relevante? Porque a Bacia hidrográfica de Itaipu é bem maior que a do Niágara. E talvez por se dispersar em várias cachoeiras acabe reduzindo a sua vazão no ponto principal.

Ponto para Niagara Falls

3- Quantidade de cachoeiras (Quantas quedas d’água tem cada uma?)

Aqui a definição do ponto não tem nem conversa. Foz do Iguaçu leva fácil o ponto. O motivo?

Foz do Iguaçu dá literalmente um banho de cataratas. Tem aproximadamente 275 quedas d’água sendo a maior região de cataratas concentradas do mundo.

Já Niágara tem apenas 3 sendo elas: as Cataratas Canadenses, as Americanas e Bridal Veil (Véu da Noiva).

Agora você entende porque Iguaçu perde em vazão de volume de água. Juntar toda aquela água de 275 cachoeiras acaba dispersando uma parte do volume. Caso fosse possível juntar em apenas três, aí a conversa seria outra.

Ponto para Foz do Iguaçu.

4- Altura das Cachoeiras.

Se falamos do volume e da quantidade de cachoeiras nada mais justo que falarmos da altura das cachoeiras. Niágara tem do lado americano de 21 a 34 metros de altura. Já do lado Canadense tem 57 metros na queda principal chamada de Horseshoe.

Já Foz do Iguaçu, como posso dizer, é bem maior. As cataratas chegam a incríveis 82 metros de altura tendo em média 64 metros, ou seja, são maiores que Niagara Falls.

Garganta do Diabo

5- Extensão das Cataratas

Aqui também não há o que se discutir

Niagará tem 792 metros de extensão nas cataratas Canadenses (horseshoe), mais 323 metros das quedas americanas e mais 17 metros da Brida Veil. Um total de 1.132 metros de extensão. (Valores aproximados por se tratar de volume variável)

Quanto a Foz do Iguaçu, a extensão com cachoeiras (somadas as 275 quedas) é nada menos que 2.700 metros. Fazendo a ressalva para a maior delas que se chama garganta do diabo e fica na fronteira entre Brasil e Argentina com seus 150 metros de extensão e 80 metros de altura.

Por ganhar em extensão, ponto para Iguaçu.

6- Infraestrutura

Bom, este é outro quesito importante para os turistas e acaba sendo disputado “taco a taco” ou “cabeça a cabeça” vejamos porque:

Niágara tem uma ótima infraestrutura, estamos falando de dois países desenvolvidos, a saber nada menos que Canadá e Estados Unidos.

Já do lado de Iguaçu Estamos falando de dois ótimos países sulamericanos. Brasil e Argentina.

Para desempatar vai a minha percepção de turista de primeira viagem.

Apesar do páreo duro, Niágara tem um grau maior de acessibilidade, ao passo que Foz do Iguaçu ainda precisa melhorar o acesso para deficientes físicos. Para o lado sulamericano essa temática ainda precisa ser bem desenvolvida. A começar pelo ônibus que acessa o parque do Iguaçu. Embora o ônibus seja confortável e se fala que futuramente será sustentável, isto quer dizer, com energia limpa, (um ônibus elétrico). Mas isso é projeto para o futuro. E algo sustentável, não necessariamente quer dizer acessível. Em Niágara é possível que um deficiente físico tenha o acesso mais tranquilo e seguro às cataratas melhorando a experiência no geral. E o que é acessível para os deficientes também acaba sendo facilitado para as pessoas sem deficiência. Por isso o ponto vai para Niágara.

Ponto: Niágara Falls.

7- Passeios do lugar

Outro ponto relevante são os passeios do local.

Em Niágara temos:

A vista, que é gratuita e como já mencionado no item anterior, de fácil acesso. Além disso temos a visita às instalações das usinas elétricas, que são em 3 ao todo. Temos também a vista da Skylon Tower que permite ver de cima das Cataratas. O Zip Line (tirolesa). E o principal: O passeio de barco que pode ser tanto pelo Hornblower quanto pelo Maid of Mist que leva até o pé das cataratas Horseshoe. Sendo possível ir por ambos os países. Pelo lado canadense me pareceu ser bem mais legal.

Além disso temos voos panorâmicos de helicoptero e um parque de diversões próximo da região.

Já em Foz do Iguaçu temos:

As vistas panorâmicas. Sim, o complexo de cataratas proporciona diversas vistas com vários mirantes. Obviamente as melhores estão dentro do parque das cataratas, mas também é possível ver algumas cachoeiras a distância. Entretanto para os mirantes principais é necessário entrar no parque e pagar uma taxa.

Além dos mirantes temos, voo panorâmico de helicóptero, salto de paraquedas, que pode ser agendado em:
https://www.skydivefoz.com/ E com o visual de Iguaçu deve ser incrível lá de cima. Temos também vários animais. O Parque é de preservação ambiental então há muita fauna e flora envolvida.

E bem em frente a entrada temos outro parque que é o parque das aves. Ele foi pensado como abrigo para os pássaros e animais apreendidos e resgatados do tráfico de animais. É um parque deslumbrante e aberto para os animais poderem ir e voltar quando quiserem. Mas aqueles que não estão mais em condições de voltarem para a floresta ficam por lá mesmo e são cuidados e alimentados.

Acrescento ainda vários passeios dentro das águas como: rafting, rapel, e os barcos que saem tanto do Macuco Safari (lado brasileiro) quanto do lado argentino que é o Gran Aventura. Este é mais emocionante e visita duas quedas. E por serem embarcações menores a sensação de adrenalina com as águas batendo é maior. Abaixo segue um vídeo feito do lado argentino.

E por fim ainda acrescento a visita a Usina de Itaipu (Binacional entre Brasil e Paraguai) que era a maior do mundo. Mas atualmente é a segunda maior, superada pela Three Gorges Damn (barragem de três gargantas) na China. (Mais uma vez considerando os dados de produção média de energia. Itaipu com 14.000 MW e a Three Gorges Damn com 22.500 MW.

De qualquer forma bem superior aos 4.9 MW das três usinas juntas de Niagara Falls.

Por ter mais atrações turísticas o ponto vai para Foz do Iguaçu.

8- Fauna e Flora (meio ambiente)

Este tópico abrange a biodiversidade da região.

Em Niágara a diversidade ambiental é quase nula se comparada com a de Foz do Iguaçu.

No Máximo, na região de Niágara temos diversidade de peixes e algumas aves.

Já em Foz do Iguaçu nós temos, aves, peixes, árvores, répteis, anfíbios, insetos… Estamos falando do local onde se preserva a mata atlântica e um dos maiores parques de preservação ambiental do Brasil, que é um país tropical.

Além disso é possível que o turista tenha contato com araras, jiboias, tucanos, tartarugas, fora a infinidade de pássaros que encontrar nas trilhas das cataratas ou no parque das aves.

Assim, o ponto de biodiversidade vai para Foz do Iguaçu.

9- Restaurantes e bares.

Próximo às duas cataratas temos bons restaurantes e bares. Em ambos temos um bom atendimento. Mas aqui faço uma ressalva e veja se você concorda comigo. Apesar de estarmos comparando 4 tipos de culinárias diferentes: (Estados Unidos e Canada x Brasil e Argentina) O ponto deve ser dado para os sul-americanos. Afinal de contas deste lado temos: A riqueza de temperos sulamericanos. A comida brasileira, o vinho argentino e churrasco de verdade dos dois (Argentina e Brasil). Alie ainda os cassinos paraguaios que tornam a noite ainda mais agitada.

Neste quesito, o ponto vai para Iguaçu.

10- Melhor Arco Íris formado.

Aqui, a disputa é taco a taco de novo. Por envolverem águas correntes as cachoeiras tem quase que um arco íris permanente formado. Claro que depende do clima estar ensolarado ou não. Mas veja as fotos dos mirantes abaixo e tire as suas conclusões. Neste item eu sinceramente não consigo formar uma opinião. Os mirantes estão estrategicamente colocados sendo fácil chegar a estes locais. Lembrando que em ambos há um spray de água que pode molhar o seu equipamento. Melhor optar por algo resistente a água.

Aqui sou obrigado a dar um empate técnico das duas cataratas. Dá só uma olhada na perfeição dos arco-íris!

Resultado Final

Foz do IguaçuNiagara Falls
1- VisualXX
2- Volume de águaX
3- Quantidade de cachoeirasX
4- AlturaX
5- Extensão das cataratasX
6- InfraestruturaX
7- Passeios turísticosX
8- BiodiversidadeX
9- Restaurantes e BaresX
10 – Arco ÍrisXX
Total de Pontos84

E assim o título de melhor cachoeira fica com…

Foz do Iguaçu por pontuar melhor em 8 de 10 quesitos, contra 4 de 10 quesitos para Niagara Falls. Sim houve dois empates técnicos, mas no fim Iguaçu venceu este comparativo.

Se você gostou, curta e compartilhe este post.

E deixe aí nos comentários se você acrescentaria ou mudaria os quesitos de pontuação.

Um abraço e até a próxima. 😎

Dicas

Rômulo Lucena Visualizar tudo →

Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.

Deixe aqui seu comentário

Descubra mais sobre 1aviagem.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by ExactMetrics