Reino Unido, Terra do chá das 5 e lugar para não se atrasar!

Hoje falaremos do Reino Unido, o país que é conhecido pelo chá das 5:00 pm, e não se atrase viu!

Ao chegar em Londres pelo Aeroporto Internacional Heathrow em minha primeira viagem ao Reino unido, já foi possível ver algo que é muito bom para o turista. O Aeroporto é ligado ao metrô. E onde fica o metrô? Bom você pode perguntar a qualquer um dos vendedores ou seguranças que eles te indicarão o caminho. Precisão é algo que os britânicos tem de sobra. Ainda que a gente estranhe as medidas no início. (Você caminha a 200 pés e vira a esquerda, lá haverá uma escada, você desce e… e você para nos 200 pés, que medida é essa? Mais a frente traduziremos o que quiseram dizer com 200 pés).

É fácil de se deslocar pelo metrô, uma vez que você saiba o endereço ao qual quer chegar. As linhas integradas tem um mapa com diversas cores e um formato um tanto quanto quadrado. Se você acompanha este blog a mais tempo e já viu nossa explicação sobre o metrô de Paris (Clique aqui depois para conferir) Em Londres há algo similar. Vale a ideia de imaginar círculos concêntricos em que partem do centro da cidade para os pontos mais distantes. E os círculos vão das linhas de 1 a 9, sendo esta a mais distante. É possível visitar os principais pontos turísticos de Londres usando apenas o metrô. E pelas linhas 1 e 2. você consegue passar pelos pontos turísticos principais. Essa informação é útil se você quiser economizar um pouco, lembre-se que se paga por distância, ou por dias, podendo utilizar o bilhete em 1 dia, 7 dias 30 dias etc. Bem parecido com o metrô francês. A título de curiosidade o metrô de Londres é o mais antigo do mundo (desde 1863) . E funciona perfeitamente bem, com ótimas integrações e por vezes é subterrâneo e em outras aéreo permitindo uma vista da cidade e do padrão inglês de casas geminadas. Até as casinhas pontudas com telhado vermelho são parecidas. Enfim, o metrô é uma boa escolha para o seu deslocamento.  Ah! O cartão do metrô é recarregável e quando fui era possível pedir o reembolso até 10 Libras Esterlinas. Faz algum tempo, talvez algo tenha mudado, mas vale a pena checar nos guichês e se houver um dinheirinho, pedir o troco. (Lembrando aqui que no Reino Unido não se usam Euros Se usam Libras para a cotação de todas as moedas acesse aqui: ).

As linhas são:

  • Bakerloo (Marrom)
  • Central (Vermelha)
  • Circle (Amarela)
  • District (Verde)
  • Hammersmith & City (Rosa)
  • Jubilee (Cinza)
  • Metropolitan (Magenta)
  • Northern (Preta)
  • Piccadilly (Azul Escura)
  • Victoria (Azul Clara)
  • Waterloo & City (Turquesa)
Mapa do Metrô de Londres
Metrô de Londres

Saindo do metrô e chegando ao hotel pudemos entender a pontualidade britânica. O check in do Hotel era as 2:00 pm, cheguei as 1:58 pm e o recepcionista me fez sinal para esperar até dar as 2:00 pm e então poder me atender. É melhor respeitar o horário, afinal você está na terra da Rainha. 

Guarda Real

Pontos Turísticos

No Centro da cidade ficam os principais pontos turísticos a saber:

 

Outra Alternativa para turistar a cidade.

Outra forma barata de fazer turismo em Londres é utilizar aqueles  conhecidos Ônibus (vermelhos) os turísticos, É possível ir na parte superior, mas como estava começando a nevar, a melhor opção foi o andar debaixo que é coberto mesmo. O bom destes ônibus é porque há um áudio contando sobre os locais em que você visita.

Indo além da cidade

Bom, caso você queira ir um pouco mais longe, a cerca de umas 90 milhas, você poderá visitar o famoso monumento de pedras Stonehenge, que fica em Salisbury.

Alias, por falar nisso, lembra-se dos 200 pés do início, e agora estou falando em milhas… Bom, esteja pronto para um padrão de medidas totalmente diferente do usual. Eles chamam de sistema Real. Mas em alguns lugares há os dois sistemas de medida.

As informações são: para a distância são dadas em polegadas (2,5 cm) 1 pé (30 cm) 1 milha (1,6 km). O peso é em onça (28 gr) (Aí eu te pergunto, que onça pesa 28 gramas? Qual o sentido?) e 1 galão são 4,6 litros para o caso de você abastecer. Falando em dirigir, saiba que lá as pistas são na mão inglesa, obviamente.

 

Mas o chá é fácil de pedir e de achar.

Se algum dia você já se perguntou, por quê o chá se tornou uma das bebidas favoritas do Reino Unido? Aqui trazemos a resposta.

Sim, alguém em sua primeira viagem para lá aproveitou um museu da história natural para perguntar isso ao guia… achei a resposta interessante.

O chá foi levado ao Reino Unido no século 17 pela Companhia das Índias e presentado ao Rei Charles II. (Sim foi antes da Rainha Elisabeth!). Sua esposa Portuguesa Catarina de Bragança gostou da bebida e  distribuiu entre a aristocracia da época. Porém, era muito cara a importação o chá das índias, isto graças aos impostos do Governo. Quando as taxas de impostos caíram, o preço do chá também caiu, então as pessoas comuns puderam comprar o chá, juntando ao frio que normalmente faz no país, esta é uma bebida que aquece e tem diversos sabores. Sendo assim, ela se popularizou e hoje não existe só o chá das 5:00 pm, aliás chá é a única coisa para a qual os britânicos não marcam o horário, toda hora é hora de chá. É como o cafezinho no Brasil, ou o chá no Peru.

Agora a Rainha gosta de outra bebida também e sabe dar uma festa como ninguém, quem sabe esta bebida não se popularize por lá também? Está seguindo os mesmos passos do chá… Ganhou a realeza, a aristocracia… Você pode conferir sobre o que estou falando com a especialista no assunto clicando aqui: Texto da Daiany Nasteoli

Até o próximo post.

[wd_map]

História

Rômulo Lucena Visualizar tudo →

Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.

Deixe aqui seu comentário

Descubra mais sobre 1aviagem.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by ExactMetrics