Desabafo – Brasília – Brasil

São 10.114 mortos em 09/05/2020 (e subindo), estes só por causa da COVID-19. A curva de vítimas subiu o suficiente para quem queria ver o pico da curva? Como é que se salva a economia com trabalhadores mortos?
Como é que se atrai investidores estrangeiros se você quer associar a imagem deles à morte? Eles não virão, não investirão no Brasil, e por quê? Por causa da maior ameaça à nação. Um presidente que insiste em espalhar discórdia, e morte.
Calma pequeno bolsominion, quem disse isso não fui eu, foi a revista científica The Lancet: “a maior ameaça à resposta do Brasil à covid-19”. A publicação sugere que o presidente deve mudar sua conduta ou será “o próximo a sair”…
É talvez “é melhor já ir se acostumando”. Afinal de contas no Brasil quem resolve mesmo é sempre o Vice!
Desde que viramos república foram vários os vice-presidentes que assumiram e terminaram os mandatos dos titulares. Mas para não ficar muito chato vou citar desde 1988 (ano da nossa sexta constituição federal e a atual até hoje).
1- José Sarney, que herdou quase todo o mandato de Tancredo Neves.
2- Itamar Franco que segurou as pontas do presidente que sofreu Impeachment Fernando Collor.
3- Michel Temer que também teve de segurar as pontas após o Impeachment da presidente Dilma Rousseff
Vão me crucificar por dar uma de Simpsons Mas se as coisas continuarem como estão…
4- Hamilton Mourão, vai pro aquecimento vai… que talvez você precise entrar em campo.
(Viu Vascão! Ser vice não é tão ruim). (Agora que vão me apedrejar mesmo!).
Viu Rubinho Barrichelo, ser vice é tão legal quanto ser titular!
Bom, brincadeiras a parte são 3 vice-presidentes de 5 presidentes, isso sem considerar o Governo atual. Apenas 2 presidentes terminaram o mandato após a constituição de 1988. São eles: Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. E como se não bastasse cada um destes verdadeiros mitos do governo brasileiro ainda tiveram dois mandatos completos cada um!
Na verdade eu os chamei de mito porque eles conseguiram quebrar a primeira polaridade brasileira que veio da política do Café com Leite, na qual o governo se alternava entre Paulistas (café) e Mineiros (leite) representando os Estados produtores de Café e de Leite.
(Aliás, você já provou o café brasileiro? É bom demais! Entre os melhores do mundo!) E um queijinho de Minas? É bom demais da conta “sô”.

Falando Sério

Entendeu que ficar em casa (para quem poderia ficar) PODERIA TER SALVADO VIDAS (em 1º lugar) e PODERIA TER SALVADO A ECONOMIA TAMBÉM? (em 2º lugar)
Aos apoiadores incondicionais do Presidente, aglomeradores de multidão que brigam desnecessariamente por qualquer coisa. Que tentam censurar e intimidar quem critica o seu salvador da pátria a quem consideram o próprio deus (que já disse que é Messias, mas não faz milagre, e nisso ele está certo! Acreditem nele! Se não acreditam em mim, acreditem nele!). A estes eu apenas deixo o meu pesar… pois a falta de empatia do Presidente e a truculência dessa militância MATOU MUITOS BRASILEIROS (Incluindo seus próprios eleitores!) E o que ele diz?

E daí?

E daí que se ao invés de gerar brigas ele tivesse dado o exemplo, tivesse sido presidente, o líder que o Brasil precisava. Se tivesse usado máscara nas reuniões, seguido as orientações do seu próprio Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, isso não teria acontecido. Se ele seguisse as orientações do atual Ministro Nelson Teich isso não teria acontecido. Se ele tivesse ouvido a OMS isso não teria acontecido. Mas ele não ouve ninguém que pense diferente dele. Ele é o senhor da razão mas não sabe responder perguntas. E se as fizerem ainda manda calar a boca.
Palavras dignas de um Rei (da Espanha) “Por que não te Calas?”
Se ele tivesse sido um pouco mais humano… menos pessoas teriam morrido.
Mas, ao invés disso o presidente, que não tem diploma médico, e que não acredita em doenças prefere dizer que a cloroquina é o remédio de combate ao coronavírus. (Sim, é isso mesmo, é uma gripezinha, mas ao invés de resfenol ele ainda receita cloroquina, para uma doença que ele nem acredita que existe!). Ele prefere convocar manifestações e aglomerações e incentivá-las para pedir para fechar os outros poderes de uma democracia. Ele nunca assume a sua culpa e sempre diz que são os outros que atrapalham o seu “brilhante” governo, quando na verdade é ele mesmo quem se atrapalha, mas ele não se atrapalha sozinho. Ele conta com a ajuda de seus filhos a quem ele protege com mão de ferro! 01, 02, 03… e recentemente foi descoberto um 04. Sim, é assim que ele contabiliza os filhos. Foi mal, Jair, mas só se for “Brilhante Ustra” esse teu governo. Ih, é verdade esqueci que essa é sua leitura de cabeceira. Agora tudo faz sentido! 😜
A “Verdade Sufocada” (livro do Ustra) por trás do “Cala a boca” para a imprensa. 🤫
Eduardo Bolsonaro, que é um dos filhos protegidos do presidente, já havia declarado: “Para fechar o Congresso Nacional (poder legislativo) basta um soldado e um cabo”. E assim instalar um regime fascista. Ele ataca quem pensa diferente dele e leva seus milhões de seguidores a fazer o mesmo.
Eu penso que ele não quer de fato o fascismo não. Mas eu diria que o que o agrada mesmo seria o totalitarismo.
Vejam os absurdos que aconteceram contra enfermeiros em pleno dia do trabalhador. Na praça dos três poderes em Brasília, quando os enfermeiros carregavam cruzes, mantinham a distância, usavam máscara, estavam em silêncio, sem palavras de ordem, e queriam apenas lembrar o número de mortos (hoje em 10.114) e pedir condições adequada de trabalho. NO DIA DO TRABALHADOR)
enfermeiras
E o que fizeram dois dos adoradores do Jair Bolsonaro? (Sim, adoradores, pois não podem ser chamados de apoiadores). Partiram para cima dos enfermeiros e os agrediram física e verbalmente.
Agressores
 
E o presidente o que fez? O de costume, “passou o pano” na mulher agressora e disse que a mídia estava “super dimensionando” que não era bem assim, que eles poderiam ter alguém infiltrado no movimento. Posteriormente foi descoberto que a agressora era uma “empresária” frequentadora das manifestações contra a democracia e a favor do presidente. Quanto ao valentão, descobriram que ele trabalhava para o Ministério de Direitos Humanos. Sim, o cara comete este tipo de agressão e trabalhava para o Ministério dos Direitos Humanos. Pelo menos ele foi demitido, mas deveria ter sido preso.
O presidente segue a mesma ladainha de sempre, jogar a culpa em uma teoria da conspiração contra ele. Que vergonha Jair Bolsonaro, ofender justamente a classe de trabalhadores que salvou a sua vida em uma facada, e foi esse fato que acabou te elegendo. Na época da facada não iria aos debates por orientação médica. Depois de assumir o cargo de presidente aí passou a desobedecer as orientações médicas e deixar essas ofensas passarem justamente no dia do trabalhador?
Se ele fosse de fato um presidente, teria dito, iremos investigar e havendo culpa serão punidos exemplarmente para que isso não se repita! Teria ficado do lado dos trabalhadores.
Mas ele gosta mesmo é de “viralizar”, com o perdão do trocadilho.
Seguem as declarações do presidente da República do Brasil.
curva de declarações
(Não achei quem compilou as declarações junto com o gráfico das mortes do COVID-19 para dar os créditos, mas elas, as declarações, estão aí viralizando como o presidente gosta). Se alguém souber quem fez a imagem acima fala aí. Por enquanto vou apenas dizer que a imagem representa exatamente o que o presidente pensa.
E serei breve ao lembrar que dois Ministros de Jair Bolsonaro foram demitidos (isso durante a pandemia) simplesmente porque estavam fazendo o que era certo.
1- O Ministro da Saúde (Luiz Henrique Mandetta) alertando que haveria uma subida da curva de “infectados” e consequente de mortos (hoje em 10.114) caso o isolamento social não fosse feito. Avisando que o sistema de saúde entraria em colapso. (Ele foi valente desobedecendo os discursos do presidente que incentivava as pessoas a irem trabalhar e a aglomerar ao redor dele). Sempre peitando o Ministro da Saúde que tinha formação médica e dizia que a cloroquina não resolveria o caso do Coronavírus por conta dos efeitos colaterais e pelos casos específicos em que ela se aplicava.
2- O Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil (ex-juiz, e agora ex-ministro) Sérgio Moro. Também conhecido como o Juiz da Lava-Jato.
Ele pediu demissão por não concordar com a ingerência política do Presidente na Polícia Federal e nas investigações em curso, em especial dos filhos do presidente 01, 02, 03. O Presidente mudou o Diretor da Polícia Federal sem sequer falar com o Ministro da pasta (O Sérgio Moro) e ainda colocou a assinatura de Moro no ato de exoneração do Diretor da Polícia.
Moro foi um dos pilares que levou à prisão o Ex-presidente Lula, e na sequencia o Ex-presidente Michel Temer (o vice da Dilma). Infelizmente Moro não é mais juiz Federal (Já pensou derrubar três presidentes?) mas em sua coletiva de imprensa para sair deixou bem claro que o atual presidente está longe de ser diferente da velha política. Sua frase de efeito em sua despedida foi: “Faça a coisa certa sempre”.

Vamos às notícias boas?

Meus parabéns aos brasileiros que entenderam que há um mundo político fora do extremismo, esquerda e direita! (Café com Leite; FHC e Lula; biscoito ou bolacha). Vocês serão o motor que mudará este país. E a todos que sabem que: “Mudar de opinião é salutar, apenas os cães não o fazem.” (Citação da Ministra Carmen Lúcia).
 
MEUS PARABÉNS às pessoas que trabalham no Governo que agiram e agem com o coração, a inteligência e a ciência. E por desobedecer o presidente fizeram a coisa certa. Vocês reduziram um bocado essa curva de mortes. Fizeram além do possível. Nisto incluo também servidores públicos, governadores, (ex) ministros e prefeitos.
 
MEUS PARABÉNS aos trabalhadores que puderam optar e estão ainda trabalhando em casa. Nesse difícil momento de isolamento e uma adaptação para trabalhar em casa traz muita diferença! Ainda que isso pareça uma prisão domiciliar com direito a ida ao supermercado. Lembre-se, isso é passageiro.
E MINHA Gratidão aos trabalhadores que não tendo essa escolha se arriscaram e ainda se arriscam para continuar o seu trabalho. É difícil conseguir abranger a todos, mas cito alguns em especial:
Os garis, os caminhoneiros, os motoboys, os pilotos de avião, os cozinheiros (padeiros, confeiteiros, salgadeiros etc. A todos do ramo da alimentação), os enfermeiros, os médicos, os atendentes de hospital, a todos os profissionais da saúde, os caixas de supermercado os estoquistas e claro, o pessoal da limpeza! Todos vocês que arriscaram as suas vidas por causas muito mais que necessárias, além de salvar a família de vocês salvaram tantas outras famílias, por não deixarem faltar os alimentos, por manterem a cadeia de suprimentos e a limpeza. Vocês são heróis!
 
Meus parabéns às empresas que não ouviram o presidente e permitiram aos empregados trabalharem de casa. Também parabéns ao pessoal da área de T.I. que de uma hora para outra teve de achar uma solução para isso (Home Office)!
Parabéns as pessoas e empresas que fizeram doações e que buscaram manter o salário de trabalhadores.
Aos artistas que fizeram lives! Ah! As lives que tanto aliviaram as pessoas e colocaram um sorriso nos rostos mostrando que a cultura é fundamental em uma hora dessas. Meu muito obrigado a vocês.
As igrejas, templos, sinagogas que fizeram uma rede de arrecadações para socorrer aos que estavam famintos e necessitados.
E termino aqui esse post, falando um pouco sobre a política no Brasil. Este é o primeiro post em que não falo de viagens, mas precisava deixar isso registrado. Por para fora!
Você é livre para concordar ou não com esse texto. E é possível deixar a sua opinião abaixo. Mas será preciso sair do Facebook e entrar na vida real. Na vida adulta.
Então participe. Cresça.
Às famílias das 10.114 vítimas deixo a minha compaixão. Eu sei o que vocês passaram. E sei também o que é nem poder ir ao enterro, já que foram vítimas de COVID-19. Sintam um abraço apertado (virtual), um consolo no coração e parte deste post é para deixar isso registrado! A indiferença do Presidente e seus adoradores perante a dor da gente. Só mesmo um consolo celestial. É esperar mesmo um milagre e honrarmos em vida a memória dos que se foram.
Volto a pedir, se você puder optar pelo isolamento, fique em casa. reduza a circulação, pois você pode já estar infectado sem saber. E infectar pessoas que não terão a mesma sorte que a sua. E mantenha a esperança!
Essa pandemia vai passar! Vamos poder voltar a a nos ver.
Afaste-se agora, para tirar a sobrecarga dos hospitais (achatar a curva lembra?) e em breve poderemos nos ver de novo e nos abraçar.
Um abraço (virtual) 😷 use a máscara e #StayAtHome
[wd_map]

História

Rômulo Lucena Visualizar tudo →

Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.

Deixe aqui seu comentário

Descubra mais sobre 1aviagem.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by ExactMetrics