Ideologia de Esquerda vs Direita, porque é quase impossível definir de qual lado você está?

Ultimamente no Brasil se tem falado muito sobre uma suposta guerra ideológica, entre pessoas que pensam de uma forma “mais de direita” contra pessoas que pensam “mais de esquerda”. Mas você sabe o que estes termos querem dizer?

Antes de começar vamos ver de onde estes termos surgiram.

A origem da esquerda e da direita.

No século 18 (XVIII) Havia reis e rainhas. E eles eram soberanos, e a sua palavra era a lei. A palavra de um rei valia mais que a constituição federal. E claro, eles cobravam impostos, e quando um rei achava que o imposto estava baixo ele simplesmente dizia: cobrem mais impostos! E pronto, mais impostos eram cobrados. E se você não pagasse, morria. Literalmente se morria de pagar imposto. Aliás vem daí a origem da palavra imposto. “Um tributo imposto pelo rei”. Você não tem a opção de pagar ou não pagar, é imposto a você pagar.

Mas tinha um pessoal que não gostava dos mandos e desmandos do rei. Eles se chamavam de liberais.  Liberais = Mais liberdade do Governo. (tinham de limitar o poder do rei para poderem trabalhar melhor).

Mas todo rei tem seus amigos né?! E os amigos do rei achavam aquilo um absurdo. Como assim, esses liberais querem algum direito? A palavra do rei é a lei e todos devem obedecer a lei. É melhor deixar do jeito que está, tradições são melhores, as coisas sempre funcionaram assim, e é melhor que continuem funcionando, senão esse reino vai virar um pandemônio. Estas pessoas eram chamadas de conservadores. Eles queriam conservar as tradições e o poder do rei.

Então agora imagine uma mesa. Em que o rei está no centro. A sua DIREITA sentavam os conservadores. E a sua ESQUERDA sentavam os Liberais.

Mesa do Rei

E então o rei foi morto! Assassinado mesmo. E agora essas pessoas teriam de negociar para achar uma solução entre si. Do lado esquerdo estavam os liberais. Neste grupo colocamos em um bolo só: trabalhadores e empresários, inovadores e etc. (burgueses).

Do lado direito colocamos também em um bolo só: Amigos do rei, o clero (a igreja) e os nobres (aristocratas), Eles queriam manter as coisas como estavam. (Claro, eles tinham o prestígio). Mas agora não tinham mais o rei e teriam de negociar no parlamento. Ainda assim se sentavam a direita e a esquerda os mesmos grupos.

Quem diria que um dia já vimos empresários e trabalhadores no mesmo lado, lutando contra conservadores?

Pode-se dizer que ao longo do tempo os liberais venceram mais batalhas que os conservadores. Por esta razão chegamos ao capitalismo.

Então agora aquele grupo que antes era todo de esquerda se separava e dava início a outro tema com novos atores econômicos. Uma nova direita e esquerda.

Seta Esquerda
seta Direita

De um lado mais para a esquerda da reta se encontravam os trabalhadores. Que tinham de negociar com o novo lado direito. Eles queriam melhores condições de trabalho, uma jornada menos exaustiva. Equipamentos melhores, respiradores, (EPI) etc.

Do lado direito da reta, agora estavam os donos de fábricas e empresários. Motivo: “manter as coisas como elas estão”. Estava ótimo para eles um lucro de produção alto a um custo baixo.

Então no meio disso tudo temos outras ideias e outros atores que surgem ao longo do tempo, como sindicatos, representantes do Governo (reguladores), concorrentes empresariais e assim vamos da direita para a esquerda, ora de um jeito ora do outro. Ora quem era da esquerda vai para a direita, ora quem era da direita vai para esquerda.

Relógio

E assim a cada nova questão econômica que surge, novos atores entram e novas opiniões entram nesta roda.

Então é por isso que digo que fica quase impossível definir em que ponto e em que lado você está. Porque isso vai depender do seu ponto de vista, do ponto de vista de quem você está falando, e em que momento da linha do tempo vocês se encontravam. Por exemplo, só neste pequeno texto um empresário já foi de esquerda, depois virou de direita, e dependendo de quem olha ele pode até mesmo estar no centro! (entre um concorrente e um trabalhador em que o concorrente está de olho no trabalhador do primeiro empresário para levar para a empresa dele).

E aqui eu tentei abordar meramente a linha da economia que já tem muitas questões! Imagina se fosse misturar liberdades sociais e direitos humanos, isso viraria uma bagunça.

Engrenagens

Em um breve resumo, eu diria (hoje) que se você é favorável a uma intervenção estatal maior na economia você é mais de esquerda (antigamente século XVIII conservador), mas se você pensa que o Governo (Estado) não tem que se meter nisso e deixar em paz os empresários e trabalhadores você é mais de direita. (antigamente no século XVIII seria liberal).

Agora, aparece o Coronavírus! Então várias pessoas estão mudando de opinião e acham que sim, o Estado tem que se meter na economia e ajudar os que tem menos condição sim, então a pessoa  já mudou para o conservadorismo (esquerda), e isso no mesmo instante de tempo em que o Governo está dizendo que não vai atuar mais coisa nenhuma é só uma gripezinha. Voltem ao trabalho todo mundo e me deixem em paz!

Ou seja o próprio Governo está indo para o lado direito da linha. (Faz sentido com o discurso de Estado mínimo). Mas aí ele assume a posição de Estado (Governo) e diz como serão distribuídas as máscaras, os testes de COVID-19 e aumentar a produção de cloroquina. Aí o Governo se encaminha para a linha da esquerda e temos um Estado mais interventor! E você fica como? Abandona essa definição de esquerda e direita que hoje já não serve para muita coisa!

E é normal e até saudável que você mude de opinião ao longo do tempo sem se preocupar tanto se é esquerda ou direita.

Diversas opiniões

E aqui eu termino essa discussão esperando ter trazido um pouco de história e feito o leitor pensar que existem outras opiniões válidas além da dele que também é válida! O nome disso é diversidade. Se você gostou da explicação e quer ajudar este blog, peço que siga a gente no botão vermelho que está a direita: 😎 👉

– Puxa, direita com vermelho Rômulo, assim você já está apelando! (É porque sou ambidestro então para mim não importa muito hehe ✌😎 🤙)

E se você ainda está um pouco confuso, segue um vídeo bem explicativo que encontrei no Youtube no canal Plano Piloto. Tão bem feito que estou compartilhando ele ao invés de me meter a fazer um vídeo do zero.

[wd_map]

História

Rômulo Lucena Visualizar tudo →

Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.

Deixe aqui seu comentário

Descubra mais sobre 1aviagem.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by ExactMetrics