Que tal sair da copa da Rússia usando o metrô de Moscou?
Hoje é o dia da final da copa do mundo na Rússia (2018), E muitas seleções já voltaram para casa. provavelmente a maioria foi de ônibus até o aeroporto. Mas para o turista, no entanto, até que vale a pena pegar o metrô e fazer mais um passeio antes de se despedir da capital Moscou (Moscovo). Vamos ver o porquê?
Palácio Subterrâneo
Andar pelas estações do metrô na Rússia pode ser fascinante. Cada estação é única, (não havendo o Ctrl+C Ctrl+V das galerias). Elas são compostas de mármore, esculturas, pinturas, decorações, arquitetura que realmente a tornam um Palácio subterrâneo. E por quê foi construído assim?
Há duas vertentes por trás desta construção exuberante das galerias. A primeira, e mais conhecida, é que foi ideia do líder Soviético Josef Stalin para divulgar a ideologia de que seus usuários (proletariado) teriam um futuro brilhante a frente (nem que fosse a próxima estação). Assim quando chegassem ao destino sentiriam isso. Também para mostrar ao povo que o partido comunista estava fazendo algo para valorizar o trabalho do povo. E como isso era feito? Simples, se você é um bom artesão, escultor, pintor, arquiteto, pedreiro, a “mãe Rússia” precisava dos seus serviços para que ele fosse desfrutado por todos. Assim você faria uma obra, escultura, pintura, etc. para o metrô e todos que passassem por ali se beneficiariam dela. Seria como usar o seu talento para ajudar a comunidade construindo assim o “palácio do povo”. Obviamente com aquela ideia de que a pátria é quem governa a comunidade estando acima de cada um individualmente, e mesmo da comunidade, já que seria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que proveria o que é relevante para você. (inclusive o meio de locomoção).
A segunda vertente por trás desta ideia de “mãe Russa” ou “pátria mãe” seria de prover a proteção do povo. Acredite, o metrô de Moscou na Rússia foi projetado para suportar um bombardeio atômico! Sim, é isso mesmo.
Abrigo de bombardeios
Ele foi planejado para ser um refúgio da população em caso de um ataque nuclear. Vale lembrar que quando começou a ser construído passávamos pela segunda guerra mundial. Assim, suas galerias serviriam como um bunker (abrigo) de proteção para o povo. Por esta razão muitas estações estão abaixo de 70 metros de profundidade. Além disso, as esculturas, pintura e arquitetura de arte dentro das estações serviriam para reduzir a depressão e inspirar o patriotismo, lembrando ao povo que foi graças à união deles e ao seu trabalho que estariam ali protegidos. Dessa forma poderiam reerguer a pátria em caso de uma catástrofe na guerra. E você achando que descia aquelas escadas rolantes a toa né?!
Vale mencionar que mesmo durante as guerras o metrô continuou em expansão, tendo hoje mais de 200 galerias.
E pelas estações em que passei também foi possível acessar wifi gratuitamente nas estações (com legendas em inglês e russo) e o tempo entre um trem e outro era de 1 minuto a 1 minuto e meio em média. (os vagões estavam velhinhos é verdade, mas mesmo assim não sei se estarei errado em afirmar que este metrô de moscou é o mais bonito do mundo!
Deixa aí nos comentários se você concorda comigo (que este metrô é um dos mais bonitos do mundo), ou se discorda (vai que você mora em um lugar que tem um sistema viário ainda mais interessante que este!) diz o motivo e a gente vai aí conferir.
Metrô e café
Como última curiosidade sobre as linhas do metrô, dizem que a linha marrom, aquela que é circular, (ver a foto do mapa acima) foi criada por conta de uma xícara de café. Diz a lenda que os projetistas apresentavam a Stalin o desenho das linhas do metrô. Quando a reunião foi interrompida, então eles ficaram de voltar para buscar o projeto assinado para começar as obras. No entanto o projeto estava debaixo de uma xícara de café. Assim, com receio de voltar e perguntar a Stalin se era ou não para fazer a linha circular eles optaram por fazê-la, porque acharam uma ideia interessante e… em época de guerra não era uma boa ideia mexer com o Stalin. Assim, foi criada a linha circular que acaba por integrar as outras 11 linhas e tem a cor marrom no mapa por conta do café. Mas eu não posso afirmar a veracidade desta lenda. Apenas ouvi e estou repassando. E você, pode dizer se ela é verdade ou mentira?
Um abraço e até a próxima. 😉 до свидания do svidaniya
Se quiser saber mais sobre a Rússia, acesse nossos posts anteriores sobre:
ou ainda
[wd_map]
Experiência Meio de Locomoção. 1aviagem 2nd ww Abrigo até a próxima Bombardeio bunker Café castelo Copa do Mundo Deslocamento Dicas europa galerias Guerra Metrô Moscou Palácio palácio do povo patriota patriotismo primeira viagem Rússia segunda guerra Stalin Subterrâneo turismo turista viagem viagens

Rômulo Lucena Visualizar tudo →
Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.