Ao sairmos do aeroporto e entrarmos no tram (Uma espécie de trem movido a energia elétrica) estávamos procurando um lugar para comprar os tickets. Infelizmente a placa informativa estava apenas em Estoniano, e o celular sem sinal. Então pensei: Talvez a gente paga dentro do trem.
Mas foi aí que um rapaz nos abordou e começou a falar que o transporte era gratuito, que ele mesmo, antes de obter o cartão de cidadão, havia usado gratuitamente o transporte público e estava tudo bem. Que se a gente quisesse economizar alguns trocados poderia usar gratuitamente.
É claro que eu desconfiei desta história. E estava decidido a descobrir como fazia para pagar a passagem. Então me dirigi até o maquinista e perguntei quanto era.
Ele se virou para mim como quem não sabia do que eu estava falando. Então apontei para um cartaz escrito em Estoniano que tinha um valor. 2 Euros. Ele me perguntou quantas passagens e eu sinalizei 2.
Ele me deu 2 tickets e voltei para o nosso lugar meio surpreso de como poderia o maquinista não saber o valor e nem do que se tratava o dinheiro?
E então comecei a raciocinar… No aeroporto eles nos recebem tão bem que parece estarmos em casa. O rapaz falou que não era preciso pagar a passagem… O motorista mostrou certo desconhecimento do que fazer com o dinheiro. Será que isso era verdade?
Será que a passagem de trem, ônibus seria gratuita?