Dicas do que fazer em Barcelona
Barcelona é ótima para quem gosta de arquitetura fora do comum.
As fachadas e o interior dos pontos turísticos listados a seguir trazem de fato uma experiência única e fora do quadrado a qualquer visitante.

Se é a sua primeira viagem à Barcelona siga estas dicas:
1- Linguagem:
A primeira coisa que você vai perceber é que em Barcelona eles não falam espanhol, catalão é a língua oficial deles.
Sorte para quem conhece o português, pois as placas e vias se assemelham muito ao português e se você sabe português terá alguma facilidade para entender, mais fácil até mesmo que o idioma francês.
Da mesma forma se você sabe espanhol também terá certa facilidade com o catalão. Afinal o idioma parece ser uma espécie de variante do Castelhano.
2- Aeroporto El Prat

Se vier de avião pelo aeroporto El Prat veja em qual terminal você desceu, há 2 terminais, e um ônibus verde que liga os dois gratuitamente, são cerca de 15 minutos de um terminal ao outro. Os locais onde se pega o ônibus são diferentes dependendo da direção. Em um se pega no subsolo, enquanto outro se pega no térreo, é interessante confirmar a informação com um guarda de segurança caso esteja em dúvida de onde você está. O ônibus que sai do terminal do subsolo também vai para a cidade e é possível você chegar e já ir direto para a ação, ou seja, para o centro da cidade, você pode comprar um ticket de ônibus que te levará para o centro no próprio aeroporto. E ir direto para a fonte Mágica dependendo da hora, vale muito a pena.
3- Fonte Mágica (The Magic Fountain)
A Fonte Mágica fica em Montjuïc, se você chegar pelo entardecer do Aeroporto de Barcelona tem um ônibus que te leva passando por ela, vale a pena a parada para ver o show de luzes e música no local. Eles são maravilhosos e o ambiente é espetacular. a dica é chegar um pouco mais cedo e encontrar um lugar bom para ficar. Infelizmente como todo centro turístico, temos que tomar cuidado pois há pick pockets (Batedores de carteira) que por conta da multidão de pessoas e do fascínio do lugar acabam tendo uma ação facilitada. Assim, se você for fazer como fizemos de ir com a mala chegando direto do ônibus do aeroporto tome cuidado com seus pertences. Escolha um lugar próximo ao muro que já ajuda em termos de segurança e de poder subir para ver as fontes dançantes. O acesso as fontes são gratuitas e elas funcionam das quintas aos domingos as 20:00h (8:00 pm).
4- Mirante perto da Plaça da Catalunha.

Considerando que você esteja querendo ver o show das águas dançantes e já esteja na Praça da Catalunha tem um mirante com a visão mais deslumbrante da cidade que vale a pena conferir, Inclusive é possível ter uma visão panorâmica de vários monumentos, parque, lugares, e castelos de lá.
Ele tem um elevador que é cobrada a subida, isso ajuda a reduzir a quantidade de pessoas lá em cima. Talvez seja possível ver o show das fontes dançantes lá de cima. Infelizmente só descobrimos o mirante depois e fomos nele só no dia de ir embora, mas veja como é privilegiada a vista.
5- Templo Expiatório da Sagrada Família
Ou simplesmente Igreja da Sagrada Família, que fica junto à Plaça de Gaudí e é fácil de achar pela sua imponência.
Sua arquitetura recebeu várias influências inclusive e principalmente a de Antoni Gaudí. Juntando o estilo Gótico ao modernista, com mais o seu toque pessoal ou seja são três conjuntos aplicados na criação do mesmo lugar, considerando que Gaudí tinha um estilo próprio e buscava trabalhar os materiais da criação arquitetônica. Por esta razão a Sagrada Família é uma igreja que merece ser apreciada, começando por fora. é realmente impressionante a quantidade de detalhes que ela possui.
E é possível perceber que ela possui torres que narram o evangelho dos 4 apóstolos (Mateus, Marcos, Lucas, João) e outra para a virgem Maria e uma última e a maior delas narrando a vida de Cristo. E isso porque só estamos falando da fachada.
Por questões financeiras Gaudí não conseguiu completá-la, mas a utilizou como experimento para a composição de seus materiais em outras obras. Vale a visita.
6- Catedral Gótica de Barcelona
Falando ainda sobre as igrejas, há a catedral Gótica de Barcelona onde é possível ver várias sepulturas incluindo a sepultura de Santa Eulália. É engraçado como antigamente as pessoas eram enterradas literalmente dentro das catedrais. Isso faz com que a Catedral tenha dupla função, tanto a de igreja e quanto a de cemitério. Talvez fosse um meio de guiar as almas perdidas, não sei ao certo. Se você souber deixa aí nos comentários o que acha sobre isso.
7- Bairro Gótico,
O Bairro é quase um labirinto de ruas medievais com muitas atrações, cafés e bares.
Aliás é interessante comparar o contraste do Gótico com suas linhas retas com Gaudí, com suas formas arredondadas e coloridas.
Vistas Panorâmicas:
Bom aqui vou citar várias mas sugiro que você escolha apenas algumas delas, a razão disso é que você vai se encantar na primeira, repetir na segunda e depois o cansaço pode começar a bater um pouco para visitar todas.
8- Vista do Montjuic
A primeira e obrigatória é a vista panorâmica Do Montjuic. Ela tem um elevador, e fica bem próxima da fonte mágica. Para mim, foi a vista mais espetacular de Barcelona

9- A Vista do Parc Güell
Um pouco mais difícil de se chegar lá, tem uma grande subida e não tem elevador, mas a vista também compensa o cansaço da caminhada.
10- A vista do Transbordador Aeri del Port
Do transbordador del Puerto.

11- Casa Batlló,
A casa Batló é bem diferente de tudo o que você já viu, e sua concepção também tem a influencia do Gaudí. Quando fomos estava fechada para reforma, assim, só pudemos ver a fachada da construção.
12- Camp Nou
Se você é fã de futebol e gosta dos principais craques da atualidade então você tem que ir ao Camp Nou, mais conhecido como estádio do Barcelona.
Lá você poderá acompanhar a história do clube e verá que eles tiveram (e ainda tem algumas) estrelas no time, uma verdadeira constelação de craques tais como: Ronaldinho Gaúcho, Leonel Messi e Daniel Alves, Suáres, Neymar Júnior, etc. (Tá bom, este último é uma estrela cadente) mas mesmo assim tem o seu futebol, quando quer jogar.
Vale a visita, a foto panorâmica, mas os preços das lojas são meio salgados, a sugestão é ir para conhecer, não para comprar.
Dicas extras:
11- Carteirinha de Estudante
Se você é estudante e tem carteirinha, leve ela na viagem, valerá para desconto em entradas na maioria dos museus e parques.
12- Economize na Água
Beber água é importante em toda viagem. Uma dica para economizar em Barcelona é usar as fontes da cidade, sim, existem fontes próprias para beber, as vezes ficam meio escondidas, mas existem. E elas são potáveis apesar do gosto diferente. E não são as mesmas dos chafarizes, são pequenos bebedouros localizados perto dos locais turísticos. Por isso, leve sua garrafinha e recarregue nas fontes, isso vai te economizar vários Euros além de saciar sua sede durante o passeio.

Agora você já pode fazer um roteirinho para visitar: “La ciudad Condal”, (Cidade dos condes) Devido a participação dos Condes em sua independência nos séculos XIII e XIV. Barcelona era a capital do Reino da Catalunha e Aragão (o Renato Aragão tem brasão viu?!) Mas hoje voltou a fazer parte do Reino da Espanha. E há um novo movimento para tornar a Catalunha independente novamente. Será se eles conseguirão?
Os souvenires também são bem bonitos, mas não deixam de demonstrar o lado espanhol deles.
13- Locomoção:
Dependendo de onde você chega e qual o seu próximo destino achei este site que é bem organizado e tem várias opções de transporte incluindo navios saindo de Barcelona.
Deixo aqui o link da bookaway em que é bem simples e fácil agendar uma viagem online saindo ou chegando em vários destinos. O foco deles é Ásia, mas como tem Barcelona de repente você consegue um bom preço usando o link:
https://bookaway2.go2cloud.org/SH5
Observação, é possível mudar o idioma clicando na bandeirinha.
Vou ficando por aqui, um grande abraço e até o próximo Post.
Se gostou segue a gente, basta por um e-mail no botão vermelho na tela.
[wd_map]
Dicas Barcelona Batlló Camp Nou Catalunha El prat fonte mágica Gótico Parc Güell Sagrada Família

Rômulo Lucena Visualizar tudo →
Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.