O Sétimo Continente
E se eu te disser que por nossa conta (seres humanos) a Terra ganhou um sétimo continente?
Pois é, a notícia parece boa, mas infelizmente não é.
Por conta do lixo acumulado nos oceanos que são levados pelas correntes marítimas e acabam concentrados em um ponto do Oceano Pacífico entre a Califórnia e o Havaí alguns Oceanógrafos haviam o classificado como o sétimo continente. Isto seria um amontoado de lixo que nós descartamos, em sua maioria são feitos de plástico. Estimava-se que tinha cerca de 79 mil toneladas e 94% era feita de plástico ou micro plástico. Entenda por micro plástico um pedacinho de plástico tão pequeno que é difícil de se retirar do mar. Falamos de pedaços de tampa, potes, e outros materiais que quando quebrados, pelas ondas, ou correntes do mar, ou em algum estágio decomposição ficam em algo próximo a 5 milímetros. Algo como os desta foto.

(Foto da Florida Sea Grant)
E esse material fica boiando no oceano e se juntando até formar o que alguns pesquisadores chamaram de um “novo continente”. Isso mesmo, um continente de plástico. Que é o que chamo de sétimo continente”. Então hoje além de: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania, temos também o Plástico!

O que forma o novo continente?
Os principais materiais encontrados, estariam ligados por fios de nylon, vindos de material de pesca e roupas, que acabam por juntar muitos outros materiais com eles. Incluem-se entre os materiais por exemplo, garrafas de todos os tipos, desde pet até garrafas de vidro, óculos, potes plásticos dos mais variados e suas tampas também. Eles ficam enroscados concentrados no Oceano Pacífico. Entre Estados Unidos (Califórnia) e o Havaí
Bom, Você já deve ter visto alguma foto da vida marinha enroscada ou prejudicada por conta do plástico. Que Tartarugas estão morrendo por confundirem águas vivas com saco plástico e comerem e morrerem por conta de não conseguirem eliminar o plástico e ele acaba matando a tartaruga. Pois é, infelizmente isto acontece.

(foto da 123RF)
E antes de achar que as tartarugas são bobas o bastante para confundir plástico com Água viva, faça você mesmo o teste. veja uma Água viva, caravela de dentro do mar, que já tem uma água turva e prejudica a visibilidade, e veja uma água viva, ou caravela nas mesmas condições. Será se você consegue identificar a diferença?
Tem pessoas que não sabem diferenciar uma fruta de plástico de decoração de uma fruta de verdade.


(E então, qual das duas fotos acima são frutas de plástico e qual é a de frutas de verdade?) Deixa nos comentários (foto 1 ou foto 2).
E agora, entendeu que as tartarugas não são tão tolas assim?

Bom, chame de ilha de plástico ou sétimo continente o fato é que o problema existe e precisa ser combatido. Afinal, se os animais estão se alimentando de plástico, e ele não se degrada ao longo da cadeia alimentar, advinha onde ele vai se concentrar? no seu ou no meu estômago. Afinal somos o topo da cadeia alimentar. E nos alimentamos de animais, inclusive marinhos.
Qual o tamanho do problema?
Novas pesquisas estão mostrando que o chamado “sétimo continente” já seria do tamanho de duas ou três vezes o território da França, ou do Estado de Minas Gerais (para meus amigos brasileiros). Algo em torno de 1,6 milhão de quilômetros quadrados, e ele não para de crescer.
O Nome oficial para esta massa de plástico é: Grande Porção de Lixo do Pacífico.
Que, tem difícil detecção, por conta do micro plástico (5 mm lembra?)
Então, se você reciclar, jogar sua garrafinha de água e demais objetos de plástico em lugar adequado e não na praia, ou pelo menos dê uma destinação apropriada. Fazendo isso você vai ajudar a salvar a vida marinha.
Lembre-se da frase da Joana Bicalho:
“Você nunca joga fora, você só joga dentro!”
É meus caros, você nunca joga fora (do Planeta) você só joga dentro.
Como gratidão, deixo uma tartaruga pra você se conscientizar. Ela agradece o seu gesto de não jogar fora (ou que de alguma forma vá parar no mar) o plástico, mas de reusar, de reciclar ou enviar para um destino correto.
Tartaruga Filmada na Malásia.
Bom, no próximo post falarei sobre o oitavo continente, e ele está mais perto de você do que você imagina!
Para conhecer mais da vida marinha acesse:
https://1aviagem.com/e-sobre-
E procure pela parte do oceanário.
para ler mais sobre o assunto, deixo dois links:
1- da National Geografic
2- da Daily Telegraph.
Um abraço e até o próximo post.

Rômulo Lucena Visualizar tudo →
Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.