Entrevista com uma amiga muçulmana – Turquia

Hoje entrevisto minha querida amiga a quem conheci no Coliseu!

Vamos organizar as coisas primeiro. Como é de praxe neste blog quando entrevisto alguém, mudo as cores para ajudar as pessoas que estão lendo a entender quem está falando, então, hoje vamos para as cores do padrão da bandeira turca, minha amiga Elif terá a cor vermelha e eu terei a branca.

Dito isto: Vamos começar?

 

Bem, eu conheci Elif durante uma viagem para a Itália e como estávamos precisando de ajuda para tirar fotos, eu mais do que ela, porque meu celular ficou louco, porque estava tão quente que a película do meu celular estava, derretendo e pressionando os botões aleatoriamente, então eu desliguei o celular  e peguei minha câmera grande (Se você está indo para Coliseu sempre tenha um plano de backup para tirar fotos assim, logo fomos nos ajudando a tirar fotos. Foi assim que nos conhecemos!

Então, eu gostaria que você fizesse uma pequena apresentação para nós, por favor, e… você é uma mulher muçulmana certo?

Pergunto isso, porque aqui no Brasil há muita falta de informação sobre os muçulmanos em geral. Mas, durante minhas viagens, quando visitei alguns países que eram majoritariamente muçulmanos, e devo dizer, eles eram amigáveis, eram prestativos e eram pessoas muito legais. Pareciam um pouco como você é também! E também me lembro que cada país muçulmano que eu fui, se parecia com países cristãos e com as suas próprias adaptações das regras a forma de viver do país.

1- Dito isso, começo perguntando onde você mora e de onde você é?

– Bem, primeiro, eu gostaria de dizer que foi muito difícil tirar fotos enquanto viajava sozinha em Roma! Haha, acho que tive muita sorte de te conhecer lá. Obrigada mais uma vez Rômulo! Não só pelas fotos, mas também tivemos uma boa conversa, e foi bom conhecê-lo. Obrigado por querer fazer essa entrevista comigo.

Eu me chamo Elif e tenho 29 anos. E sim, sou mulher muçulmana. Eu uso hijab desde os 21 anos. Não há uma compulsão no Islã, e você faz o que precisa fazer quando se sente pronto.
Moro em Istambul desde que nasci e sou da Turquia (Türkiye).

2- E o seu trabalho, o que você faz para viver?

 

Trabalho no Aeroporto de Istambul. Na parte terrestre. Se eu tivesse que explicar exatamente o que eu faço, eu verifico vistos e passaportes e faço o embarque. Mas eu realmente me formei em design de moda na universidade e trabalhei em meu próprio negócio de arte por um longo tempo. Mas mais tarde, decidi trabalhar no aeroporto devido ao meu amor por línguas estrangeiras e viagens.

Night

3- Seu país tem algum código de vestimenta, tanto para homens quanto para mulheres? Quão “flexível” é isso? Conte-nos, e se há também um código de vestimenta para ir a uma praia? Eu não sei se isso existe por isso pergunto! (Porque aqui no Brasil temos um litoral bem grande, e acho que você também já deve saber que biquínis e calções de banho são muito populares por aqui). haha.

– Não, não temos nenhum código de vestimenta. Cada um se veste como quer. Há muitas mulheres na Turquia que não usam hijab e outras que usam. Cada um é livre para usar o que quiser. De fato, no Islã, tanto homens quanto mulheres não devem mostrar seu lado mais bonito ou sexy para outras pessoas. (exceto seus maridos e esposas). Mas nem todos conseguem seguir estas regras, e cada um carrega o seu próprio pecado. É por isso que somos livres aqui.

4- O que você pensa sobre igualdade de gênero em seu país, se é equilibrado ou é como o Brasil, estamos aprendendo e mudando para direitos iguais. Um passo de cada vez.

– Desde a fundação da República da Turquia, mulheres e homens têm direitos iguais. Não se trata de homens ou mulheres, mas quero dizer que, embora seja um país de maioria muçulmana, era proibido usar o hijab em escolas, lugares oficiais e muitos empregos até quase 10 anos atrás. Mas agora somos iguais nesse quesito.

5- E o que você acha da educação, ela é acessível, tanto para homens quanto para mulheres?

– Sim, é acessível para homens e mulheres. Mas sabemos que ainda há algumas famílias em algumas aldeias que não permitem que suas filhas recebam educação.

6- O que você mais gosta no seu país?

– As pessoas na Turquia são muito simpáticas e prestativas. Além disso, nossa localização é realmente ótima. Há tantas vistas bonitas, e você pode ver o mar de todos os lugares. (Quando você vier provavelmente, você vai adorar aqui haha).

7- Falando um pouco sobre política, como é a política onde você mora? É presidencialismo, ou parlamentarismo, monarquia ou de outra forma?

– É presidencialismo. Elegemos nosso presidente pelo voto!

8- E o idioma? Todo mundo tem o inglês como segundo idioma?

– Falamos turco. Mas sim, a maioria das pessoas também aprende inglês como segundo idioma. Mas não podemos dizer que todo mundo fala bem inglês! Risos.

9- Já que este é um blog de turismo, o que você recomendaria para um turista durante sua primeira viagem ao seu país?

– Istambul é realmente outra coisa! Mas, se você quiser ver maravilhas naturais, você deve ir para a Capadócia, Rize ou Fethiye.

10- O que você acha sobre muçulmanos e judeus, eles poderiam viver juntos se parassem de fazer o que está acontecendo agora em Gaza (Palestina) E os cristãos também poderiam aprender a viver em paz com todos? Talvez como a música Imagine de John Lennon?

– Há uma guerra em curso porque Jerusalém é muito importante em ambas as religiões. Há tantos judeus e muçulmanos vivendo juntos lá por muitos anos. Mas esta guerra não é mais sobre religião, é sobre humanidade. Não aguento mais a morte de crianças e inocentes. Além disso, não acho que seja uma guerra justa. Nosso profeta disse para não matar mulheres, crianças e árvores, mesmo que você esteja em guerra. Ele também disse para não destruir igrejas… Lamento muito por isso.

– Concordo com você, acredito que é isso o que acontece toda a vez que um grupo de cidadãos é diminuído.

Porém por estes dias li na CNN Brasil algumas notícias que dizem que 86% dos israelenses culpam o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu por esta guerra. Então ele está perdendo sua popularidade entre os cidadãos que não querem essa guerra ou esse tipo de governo que trata os humanos como desumanos. Espero que ele perca o emprego em breve e que a guerra acabe. Evitando ainda mais sequelas para os cidadãos inocentes.

12- Todo turco tem um sorriso bonito como você? Ok, pelo menos 50%, ou 30%?

— Risos, tudo bem você sabe que eu sou tímida! Mas sim, aqui em Türkiye tem muita gente linda! Risos.

13- E esta é a última pergunta. Quer deixar uma mensagem para o mundo? Isso vai ficar registrado nesse blog para o mundo saber?

– Gostaria de dizer o seguinte: o Islã é perfeito, mas os muçulmanos não o são. Não odeie o Islã olhando para os muçulmanos que têm erros. E não seja preconceituoso contra os muçulmanos por causa da islamofobia que o mundo lhe ensinou, por favor, tente conhecê-los. Pensar e aprender é um comando no Islã. Estamos tentando fazer o nosso melhor.
Viaje pelo mundo se tiver uma chance e conheça pessoas de outros países e culturas!
Obrigado por me dar a oportunidade de dizer minhas opiniões e contar sobre mim aqui. Foi um prazer fazer essa entrevista com vocês. Tão feliz em te conhecer meu amigo brasileiro!

– E também foi um prazer conversar com você novamente, e vamos manter contato, você tem um amigo brasileiro!
Desejo-lhe o melhor que esta vida pode trazer para você, e lembre-se de continuar brilhando!
Até logo!

E para quem se interessou pelos quadros apresentados neste post aqui,  saibam que todos eles foram feitos pela Elif! E caso alguém queira uma gravura, favor pedir a ela via Instagram em @elifnstagram deixo abaixo para vocês reverem novamente!

AFRICA ASIA EUROPE NORTHAMERICA OCEANIA SOUTHAMERICA

História

Rômulo Lucena Visualizar tudo →

Compartilhar experiências de viagens, trazer um bocado de cultura e história para você poder fazer sua viagem mais tranquilo.
A gente faz a primeira viagem e você vem com a gente.

Deixe aqui seu comentário

Descubra mais sobre 1aviagem.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Verified by ExactMetrics