Então meus nobres leitores, foi assim, que as civilizações: Maia, Asteca, e Inca foram dizimadas pelos europeus.
Bastou a união de 3 fatores: As armas melhores, uma pandemia causada por diversos patogênicos (vírus e germes nunca antes vistos), e o fanatismo. Isso acabou com três civilizações inteiras em todo o continente americano, chamado de “novo mundo”.
E espero que você a partir de agora faça duas reflexões:
1- Entenda que um vírus novo, ou algo parecido com o atual COVID-19, pode ter um poder devastador em um organismo “novo” que nunca havia tido contato com ele antes. E ainda nesta reflexão entenda que lavar as mãos, manter uma higiene pessoal em dia, e uma certa distância de quem estiver espirrando, tossindo, limpando a mão no nariz e apertando a mão das pessoas pode fazer uma diferença grande na sua vida.
2- E a outra reflexão é que você deve pensar sobre qual o líder religioso você está seguindo? Qual o tipo de sacerdócio dele? Por acaso ele se diz “enviado por Deus” um Messias? Será que ele não poderia ser só mais um charlatão? E levar todo um povo a destruição? Vejam o que aconteceu com os maias (O presidente da Câmara é Maia também né?! Que coincidência!)
Bom, fico por aqui, e deixo com vocês essas reflexões.
E para quem quiser saber um pouco mais sobre o México deixo aqui uma entrevista com uma Mexicana. Falamos bem no início da pandemia do COVID-19. Ainda não tínhamos a dimensão que esta pandemia tomaria. Mas as dicas sobre o México continuam valendo.